Xadrez, o jogo que conquistou o mundo!

O xadrez, além de um esporte, também é considerado uma arte e uma ciência.
É um jogo que precisa de raciocínio lógico e estratégias, que tem como objetivo dar o xeque-mate no adversário. Ele foi criado na Índia, no século VI, e recebeu o nome de shaturanga, depois foi para a China e para a Pérsia.
O Xadrez e suas regras foram se modificando com tempo. A forma como jogamos hoje em dia se originou no Sudeste da Europa, na segunda metade do século XV. As competições surgiram no século XIX, tendo como primeiro campeão mundial o enxadrista Wilhelm Steinitz.
Desde do início do século XX, vêm sendo organizados pela a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal campeonatos que reúnem os melhores do mundo. Seu atual campeão é o Magnus Carlsen.
Regras do jogo:
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador tem 16 peças, 6 diferentes uma das outras e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura.
Movimento das peças: *Torre: se movimenta nas linhas horizontais;
*Cavalo: anda 3 casas em formato de L;2
*Bispo: se movimenta nas direções diagonais;
* Peão: move-se em coluna (vertical) somente para a frente e uma casa, nunca para trás e captura na diagonal. Quando um peão alcança a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) ele é promovido, tornando-se uma Torre, Bispo, Cavalo ou Dama, conforme o desejo do jogador;
*Rei: pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez;
*Dama: mais poderosa, pois pode se movimentar quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada.
Xadrez nas escolas:
Incluir o xadrez na escola está ficando cada vez mais comum. Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças.
O jogo na pedagogia, prepara
para tomar decisões que necessitam usar o raciocínio rápido e forma cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
Algumas vantagens:
* Raciocínio e concentração;
* Estimula a paciência;
* Lidar com o sentimento de perda;
* Exercita a mente;
* Aumento do rendimento escolar.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o xadrez, você está pronto para se tornar um grande jogador!