Xadrez, o jogo que conquistou o mundo!


O xadrez, além de um esporte, também é considerado uma arte e uma ciência.

É um jogo que precisa de raciocínio lógico e estratégias, que tem como objetivo dar o xeque-mate no adversário. Ele foi criado na Índia, no século VI, e recebeu o nome de shaturanga, depois foi para a China e para a Pérsia.

O Xadrez e suas regras foram se modificando com tempo. A forma como jogamos hoje em dia se originou no Sudeste da Europa, na segunda metade do século XV. As competições surgiram no século XIX, tendo como primeiro campeão mundial o enxadrista Wilhelm Steinitz.

Desde do início do século XX, vêm sendo organizados pela a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal campeonatos que reúnem os melhores do mundo. Seu atual campeão é o Magnus Carlsen.

Regras do jogo:

O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador tem 16 peças, 6 diferentes uma das outras e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura.

Movimento das peças: *Torre: se movimenta nas linhas horizontais;

*Cavalo: anda 3 casas em formato de L;2

*Bispo: se movimenta nas direções diagonais;

* Peão: move-se em coluna (vertical) somente para a frente e uma casa, nunca para trás e captura na diagonal. Quando um peão alcança a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) ele é promovido, tornando-se uma Torre, Bispo, Cavalo ou Dama, conforme o desejo do jogador;

*Rei: pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez;

*Dama: mais poderosa, pois pode se movimentar quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Xadrez nas escolas:

Incluir o xadrez na escola está ficando cada vez mais comum. Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças.

O jogo na pedagogia, prepara

para tomar decisões que necessitam usar o raciocínio rápido e forma cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

Algumas vantagens:

* Raciocínio e concentração;

* Estimula a paciência;

* Lidar com o sentimento de perda;

* Exercita a mente;

* Aumento do rendimento escolar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o xadrez, você está pronto para se tornar um grande jogador!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo