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 A ESCOLA

        A Escola Primeiro Passo oferece, há 42 anos, ensino de qualidade à sociedade acreana, mediante a proposição de práticas educativas adequadas às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais, e que consideram os interesses e as motivações dos alunos e garantem a aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

         As questões relativas à globalização, às transformações científicas e tecnológicas e à necessária discussão ético-valorativa da sociedade, representam para a Escola a imensa tarefa de capacitar os alunos para participar da cultura, das relações sociais e políticas. Ao posicionar-se dessa maneira, a Escola abre a oportunidade para que o aluno aprenda sobre temas normalmente excluídos e atua propositalmente na formação de valores e atitudes, como a política, a economia, o sexo, a droga, a saúde, o meio ambiente e a tecnologia.


      Um ensino de qualidade busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la. Deve, também, contemplar o desenvolvimento de competências que possibilitem o desenvolvimento do pensamento sistêmico, da criatividade, da capacidade de pensar múltiplas alternativas para solução de problemas, da capacidade de trabalhar em equipe, de adaptar-se às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje, de lidar com a rapidez na produção e no surgimento de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.

 
         Nesse sentido, a escola se propõe a desenvolver as ações educativas com objetivo de:

   • Desenvolver o conhecimento, atitudes e habilidades capazes de proporcionar condições para o exercício da cidadania plena.

  • Oportunizar a expansão da dimensão moral da personalidade do educando, respeitando os valores e os princípios ético-políticos.

   • Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

   • Propiciar aos educadores embasamento teórico capaz de desenvolver prática pedagógica inovadora e dinâmica, que atenda as exigências da sociedade e que busque acompanhar o dinamismo das transformações ocorridas nos tempos atuais.

   • Questionar as transformações científicas, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas, visando favorecer o desenvolvimento do aprendizado e a competência do aluno para participar ativamente da vida científica e cultural do país e do mundo.

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