top of page
  • Foto do escritorAnglo AC

QUER SABER QUAIS AS VANTAENS DE FAZER UMA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA?


Dentro das olimpíadas brasileiras de conhecimento a mais famosa é a Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas. Vem crescendo o número de alunos e escolas que se inscrevem na OBMEP. Por exemplo, no ano de 2020 houve quase 18 milhões de alunos e 52 mil escolas participando, mas por causa da pandemia a 16ª edição da competição foi adiada. Mas por que será que tantos alunos participam de uma olimpíada de matemática?


Obviamente que alguns fazem só para testar seus conhecimentos, mas a maioria por causa dos benefícios e programas da própria olímpiada.

Alguns benefícios estão listados abaixo:


1. Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). É um programa criado para fazer os alunos iniciarem o estudo científico na matemática e preparar para o futuro profissional e acadêmico. Além disso, você possui aulas com professores do ensino superior.

2. Há um incentivo financeiro mensal de 100 reais por mês para aqueles que ganham medalhas.

3. A Unicamp, USP e Unesp possuem vagas exclusivas para medalhistas na OBMEP e de outras olimpíadas. Assim, se você quiser entrar numa dessas faculdades, esse é um excelente modo de entrar. E posteriormente outras instituições e universidades terão essas vagas para medalhistas.

4. Em algumas universidades mundo afora, você precisa de atividades extracurriculares para entrar e medalhas nas olimpíadas são uma delas.


Se você ficou convencido a participar, no próprio site da Olimpíada há materiais didáticos para estudar, são eles: provas, resoluções, banco de questões e simulados. Além disso, alguns canais no Youtube fazem vídeos para auxiliar nos estudos gratuitamente: Só o mi, medalhei, Matemática com Morgado, etc. Caso não tenha sido convencido entre no site obmep.org.br e veja mais sobre a olimpíada.


PIETRO ANUTE GURGEL

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page