top of page
  • Foto do escritorAnglo AC

Anime... os melhores aqui...


Você, por acaso, sabe como os animes foram criados, ou como surgiram? Ou quem sabe “a história dos animes”? Em outras palavras, você sabe quem foram os primeiros aventureiros a pular de cabeça na maravilhosa e arriscada indústria da animação japonesa? Já parou para pensar que, mesmo gostando ou até mesmo amando os animes, você talvez nunca tenha ido atrás de descobrir como o anime surgiu, de fato, né? Eu sempre gostei de descobrir como as coisas surgiram, juntamente com seus criadores. Por exemplo, você sabe quem é Willis Carrier? Ou John Harrington? Percy Spencer? E o Pelé? Brincadeira, tenho certeza que o último você já conhece!


Não sei se o seu caso é como o meu, mas os animes certamente moldaram grande parteda minha personalidade. Por isso, acho interessante pelo menos conhecer um pouco das origens destes desenhos que divertem, ensinam e emocionam tantas pessoas ao redor do mundo.



HISTÓRIA DO ANIME

Animes são desenhos de origem japonesa, que surgiram na segunda década do século XX e logo após a Segunda Guerra Mundial começaram surgir outros animes cada vez mais modernos. Em 1906, apareceram os primeiros filmes de animação, e, em sequência muitos outros começaram a aparecer e ser grande sucesso para a população.

Os animes têm diversos significados. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Já para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero de desenho animado, no Japão são criados filmes de diversos gêneros com os animes, sejam eles; comédia, terror, drama, ficção científica, etc.

Já os mangás são desenhos em quadrinhos feitos no estilo japonês. Qualquer que seja o desenho em quadrinho no Japão, ele é um mangá. Vários desses mangás deram origem aos animes que vemos hoje com grande sucesso. No começo, os mangás eram muito caros, por causa dos papeis que eram produzidos, mas começaram a surgir alguns, na época, chamados de Akahons, estes livros eram produzidos com um papel mais barato e sua capa era vermelha, eles eram do tamanho dos cartões postais.


E é isto, pessoal! Estas são as informações sobre como animes foram criados que consegui absorver, aprender e sintetizar em forma de artigo através de alguns sites gringos e brasileiros que encontrei na internet. Espero que tenham gostado!




Marco Aurélio de Souza Ferreira

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page